segunda-feira, 6 de abril de 2020

Potência, limites e seduções do poder (resenha)

Marco Aurélio Nogueira é professor de política na UNESP, escreveu um livro para falar sobre o poder. O poder como instrumento para seduzir, aliás, o poder seduz por ser um instrumento de seduzir. Muitos querem ter poder para ter controle sobre pessoas, para ter a devoção dela, seduzi-las.
"...o poder perturba, leva pessoas à loucura, corrompe e alucina, mas também serve para que se movam montanhas e para que multidões dispersas se organizem."
Por ser algo tão paradoxal, o poder deve ser analisado para conhecer a organização das coisas e faze-las funcionar. Outro paradoxo do poder, analisado por Maquiavel é "os que desejam adquirir o que não possuem, ou os que desejam conservar as vantagens já alcançadas." A troca de poder, ou permanência pode fazer um empreendimento crescer e desenvolver (como é a história de sucesso contada sobre a empresa McDonald, pelo viés do filme "Fome de Poder"), ou o fracasso como foi a empresa Paes Mendonça que em 1999 teve de vender suas lojas de supermercado para quitar dívidas. https://www.folhadelondrina.com.br/geral/paes-mendonca-deve-vender-lojas-para-pagar-dividas-144936.html (18/04/1999).
Quando há muitos recursos em determinada empresa, a luta por poder é intensa, pois a gestão de grandes recursos é fonte de muito poder. Eis outro paradoxo, se deseja poder para se obter mais poder.
Poder é um assunto amplo, podendo-se assumir em várias esferas: político, econômico, religioso, amoroso etc. Nem sempre o poder é buscado para o ganho financeiro, embora este seja um dos lucros obtidos pelo poder. Em uma relação amorosa, a satisfação em ter outra (ou outras) pessoa(s) sob seu controle, lhe dá segurança. Ver seus desígnios revelados em alguém já é um fim para o qual se busca poder.

O PODER POLÍTICO
Política é a arena das ideias, dos valores, dos projetos sociais. Com a política se organiza a convivência, a resolução de conflitos. Mais que qualquer outra coisa, o poder na esfera política é fundamental para realização de um projeto.
Se alguém tem projetos, mas não tem poder político, seus projetos não se concretizam. O poder político, tanto pode ser política pública, ou privada, dá a quem detém a condição de por em prática, ou por em debate seu projeto. Para fazer algum projeto social funcionar precisa que o poder seja bem administrado. Quem não entende, ou não concorda com a política de um projeto não se engaja nele.
Na esfera da política pública, o poder se encontra nas mãos do Estado. Onde o aparato de governo está localizado. dali se mana o poder. O Estado usa a força para garantir o seu poder, quando esse é desobedecido, ou questionado. - Em uma república democrática até que se admite que aja questionamento ao poder, mas não para destruir o Estado. Aliás, é por meio de uma oposição ao Estado que, muitas vezes, se toma o poder e o inclina para um lado ou outro. - Aliás, a transição de poder é uma das forma de manter um Estado. A disputa por poder pode ser dentro da diplomacia, ou por meio da tomada abrupta de poder. Em um estado democrático e consolidado há maturidade para que as transições sempre se deem por meio do respeito de quem está no poder e quem disputa o poder. - Já a falta de maturidade é quando esse poder vai para um lado outro por meio de golpes, revoluções. Estes só existem porque os que estão no poder não aceitam a partilha, ou quando os que estão no poder abusam de seus privilégios.