quarta-feira, 15 de abril de 2020

As histórias sobre a história do Brasil

Quando se fala em história do Brasil, sempre surgem questões de divergências sobre alguns tópicos: Cabral descobriu o Brasil? Cabral sabia, ou não sobre a rota para o Brasil? Nossa história pacífica, diferente de outros países, como Estados Unidos ou México que tiveram guerras? Nossos personagens como: Borba Gato, Raposo Tavares, Zumbi, Tiradentes, D. Pedro I eram heróis?
Essas perguntas dependem de como se conta a história. Por exemplo, Tiradentes (1792) era um rebelde e vilão até 1890, quando então, a república entendeu que ele era um líder que lutou pela justiça em Minas gerais.
Os Bandeirantes podem ser vistos como grandes desbravadores e fundadores de muitas cidades brasileiras, como também podem ser vistos como homens cruéis que mataram índios e negros. Tudo isto depende de como se conta a história do Brasil.
Tiradentes é uma figura que pode ser descrita de diversas formas. Se fossemos estudar a história da Inconfidência Mineira contada pelo Reino de Portugal, Tiradentes seria um criminoso que queria prejudicar a arrecadação de impostos e pregar a rebeldia contra a ordem pública. Ou ainda, ele pode ser descrito como um mártir que, como Jesus Cristo, se entregou pela causa do povo mineiro, ou como um guerreiro como os líderes militares que lutaram pela independência da América, como Simon Bolivar.

ATIVIDADE
Analise as imagens de Tiradentes, descreva como cada um quis apresentar Tiradentes: