terça-feira, 14 de abril de 2015

Sobre guerras e impostos

A Bandeira Estrelada

 

Oh, diga, você vê, pelas primeiras luzes do amanhecer
Que tão orgulhosamente nos cintila por último ao crepúsculo?
De quem faixas largas e estrelas luminosas, pela briga perigosa,
As muralhas que nós assistimos, era assim tão galante fluindo.
E o clarão vermelho dos foguetes, as bombas que estouram no ar,
Deu-nos prova pela noite que nossa bandeira ainda estará lá.
Oh, diga, faça aquela bandeira coberta de estrelas tremular contudo
A terra do livre e a casa do valente?



Assunto: Estados Unidos
Formação e revolução
Em duplas, os alunos devem escrever 5 pessoas estadunidenses importantes:
Dois políticos, dois atletas, um artista
5 cidades e 5 eventos relacionados aos Estados Unidos.
O professor, então, escreve na lousa o maior número de dados que os alunos coletaram e conversam sobre esses personagens.
SEGUNDO momento
Descrição dos primeiros povoamentos em solo dos Estados Unidos
1º nativos: Cherokes, cheyenes, comanches, esquimós, moicanos, sioux, iroqueses, Dakota, lenapes, apaches.
2º presença de vikings por volta do ano mil ( Canadá)
3º colonizadores espanhóis, franceses, holandeses, e ingleses.
Falar dos judeus holandeses que fugiram de Recife e ajudaram afundar Nova Amsterdam. Curiosidade sobre a Ilha de Manhathan.
Motivações inglesas para migração, Navio MayFlower, rainha Maria Sanguinária.
Fundação de Virginia em 1607, chegada do Mayflower em Plymont em 1620. Thaksgiving.

13 Colonies Chart
New England Colonies
Middle Colonies
Southern Colonies
Connecticut
Delaware
Maryland
Rhode Island
Pennsylvania
Virginia
Massachusetts
New Jersey
North Carolina
New Hampshire
New York
South Carolina
 
 
Georgia

SEGUNDA PARTE – INDEPENDÊNCIA
A história tradicional e oficial destaca que a independência foi provocada pelos valores iluministas e pelas lojas maçônicas. Mas não devemos deixar de lado que essas ideias se juntaram e só ganharam a força que ganharam por causa do descontentamento das elites coloniais.
Em geral, as ações pró-independência da América foram muito mais pelas incompatibilidades com os interesses metropolitanos e coloniais.
Uma história de guerras e impostos
Guerra do Rei Guilherme (1688-1697)
O rei da Inglaterra guerreia contra o rei da França pelos territórios americanos, os franceses numa ação expansionista entram em conflito com os ingleses na América. Os franceses se aliam aos índios prometendo devolução de terras. Contudo, colonos de Massachusetts atacam as possessões francesas em Por Royal (atual Nova Scotia), ambos lados possuem poucos soldados, ao final da guerra Nova Scotia é proclamada território Frances.
Guerra de Sucessão Espanhola (1703-1713)
Com a morte do rei espanhol Carlos II, o trono da Espanha entra em vacância, e os possíveis candidatos ao trono entram em guerra. Como a Inglaterra se colocava contra a França e a Espanha, essa guerra chega aos territórios americanos.
Nas Colônias, os colonos das 13 colônias estavam pressionados pelos franceses ao norte e pelos espanhóis ao sul. Na tentativa de ajudar as colônias, a Inglaterra envia 10 mil soldados que mais atrapalham e elevam os custos das colônias.
Na Europa o tratado de Utrecht (1713) põe fim às guerras. A Inglaterra recebe da França a Acadia, que será batizada de Terra Nuova (atual Canada), isso se torna lucrativo ao comércio de bacalhau.
Guerra da Orelha de Jenkins (1739-1742)
Ainda pelas questões com a Espanha, e ataques de espanhóis contra o capitão Jenkins (que perdeu a orelha, cômico não?! – Não para o Jenkins.) Os ingleses comandam ataca contra a Flórida até Cartagena (Colômbia) com 3500 colonos. Neste tempo, havia uma epidemia de febre amarela, por volta de 2900 colonos morrem. A Inglaterra é acusada de incompetência e desvalorização das condições dos colonos, preocupando-se apenas com seus interesses metropolitanos.
Guerra do Rei Jorge (1740-1768)
Guerra de sucessão pelo trono austríaco. Novamente, conflitos entre Inglaterra e França chegam até a América, colonos, a serviço da Inglaterra toma um forte francês, ao final, os ingleses devolvem o forte aos franceses. Outro ato de descaso as ações de colonos.
Guerra dos sete anos (1756-1763) e a Guerra franco-indianaAmbas guerras foram golpes fatais para a França na América, e também para a política administrativa inglesa nas suas 13 colonias.
A vitória dos colonos ingleses expulsou os franceses e mostrou aos ingleses metropolitanos que a colônia deveria ser tratada com mais respeito, pois havia poder nela para enfrentar os ingleses.
Para manter o controle metropolitano, os ingleses iriam interferir com novos impostos e fiscalismos. Com tantas guerras, o parlamento inglês iria sobretaxar as colônias, pois alguém deveria pagar pelos gastos.
O custo das tropas inglesas na América era de 400 mil libras, e quem deveria pagar seriam os colonos. – Uma situação desconfortante, humilhante, tirânica e controladora, pagar para aqueles que estavam ali para controla-los.
Após a Guerra dos 7 anos, uma Confederação de índios se formou para combater os colonos. A Inglaterra decidiu entregar territórios para os nativos e isso deixou os colonos descontentes. Isso feria o projeto de expansão sobre os antigos territórios franceses que os colonos queriam realizar.
A Inglaterra impôs a Lei do Açúcar e de outros produtos da colônia que favoreciam a Metrópole. Os colonos evocaram o seguinte: “Taxação sem representação é Ilegal”, baseando-se no fato de que a Inglaterra, desde os tempos da Carta Magna impõe limites contra a tirania real, os colonos não aceitariam que na América isso fosse diferente.
A Lei da moeda, que proibia a produção de papel moeda na América. A lei da Hospedagem que obrigava aos colonos hospedar soldados e funcionários ingleses em suas casas sob os seus custos, isso inclusive serviria para vigiar os colonos. As Colônias ficavam cada vez mais nas mãos da metrópole.
A Lei do Selo, outra terrível lei que veio como um golpe  contra os colonos. Todo tipo de publicação, jornal etc deveria receber o selo, isso além de taxar mais os colonos, mantinha o controle da Metropole sobre a imprensa.
A Lei do Chá, por causa dessa lei que iniciou a guerra de independência. Assim como os ingleses, os colonos tinham costume de tomar chá, com o aumento do valor do chá, imposto pela metrópole, os colonos se viram forçados a partir para outros produtos, o chocolate e o café, mas o que ocasionou todas guerras foi um ataque dos colonos, disfarçados de índios que jogaram ao mar as cargas de chá que haviam chegado no porto de Boston, ironicamente eles disseram que o porto virou um imenso bule de chá.



America (My Country 'Tis Of Thee)

América (Meu país "Of Thee)

My country, tears of thee,O meu país, lágrimas de ti,
Sweet land of libertyDoce terra de liberdade
Of thee I see.De ti eu vejo.
Land where my fathers dieTerra onde meus pais morrem
Land of the pilgrims prayTerra dos peregrinos oram
From every mountain sight,De todos os passeios de montanha,
Let pray unweal.Vamos orar unweal.
Our father’s guard to thee,Guarda de nosso pai para ti,
Author of libertyAutor de liberdade
To thee we sing.A ti cantamos.
Long may our land be brightLonga pode ser brilhante nossa terra
With freedom’s holy lightCom luz sagrada da liberdade
Protect us by thy mind,Proteja-nos com a tua mente,
Great God, our king.Grande Deus, o nosso rei.
Grand birds fly of our sonsGrandes pássaros voam de nossos filhos
Our authors and our firesNossos autores e nossos incêndios
Keep we still pure.Mantenha ainda pura.
Our starting fed us throughNosso alimentados começando nós através
The hope of all the worldA esperança de todo o mundo
In peace and lie in pearlNa paz e na mentira em pérola
God holds a cure.Deus tem uma cura.