quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

É feriado!!!

Quando um feriado cai num sábado, ou pior, num domingo, só se vê gente reclamando: não podia ser na segunda? E a turma da escola é quem mais comemora quando os feriados caem nas terças ou quintas. Sim, ficar feliz com um feriado prolongado é um desejo natural de uma pessoa que tenha folga das obrigações que demandam esforço. Raros são aqueles, que mesmo que gostem do seu trabalho, reclamem que tem um feriado.
Mas tem quem reclame? Tem sim. Basta assistir ao jornal que noticia um tal feriado. Os jornais sempre abordam sobre como o povo se sente feliz e quais os planos que eles têm para esses amados dias, mas também sempre noticia os prejuízos financeiros do comércio e da industria quando ficam sem sua força de trabalho. Contabiliza-se o financeiro para mostrar a perda de dinheiro que ocorre com o feriado. Assim, parece que aquela notícia tão alegre tem de ter um gostinho amargo no final.
Assistindo uma reportagem sobre esse tipo de notícia, um trabalhador disse: "Gostoso a gente ter um feriado, é muito bom a gente ter uns dias para descansar. Mas para o país, eu entendo que, é um prejuízo muito grande." Estamos tão acostumados com essas falas que nem mesmo questionamos o seu sentido. Veja, ele usa a palavra PAÍS como uma entidade separada da palavra GENTE. Nessa fala, nós não somos o país. Nesta fala, país é o PIB, e nós, a GENTE, parece que estamos indo contra a maré do PAÍS.
Vivemos tão acostumados com essas falas que alguns até ficam preocupados com as perdas financeiras. Será que é para ficarmos mesmo tão preocupados? Bem, claro que se as empresas e órgãos têm prejuízo, eles iram repassar isso nos preços dos produtos finais que consumiremos. Mas isso, porque se entende que é um direito capitalista e democrático a liberdade de ganhar dinheiro. E que os demais, assalariados devem trabalhar duro para melhorar de vida se quiserem colher também os frutos do capitalismo. - O que na verdade não ocorre com boa parte da população das classes C e D, que trabalham duro, mas não têm ganhos significativos no final das contas.
Mas se invertermos um pouco a fala daquele cidadão entrevistado? Aliás, se mostrarmos que somos cidadãos, que o PAÍS é a GENTE, que o fim de todo trabalho não é gerar lucro, mas aproveitar a vida como se deseja. Poderíamos definir aqui qual é o fim de nosso trabalhar, o porquê de fazermos isso.
Das opções a baixo, escolha qual lhe parece adequada a definição de trabalho que você acredita
1- como já nos é dado, trabalhamos para gerar lucro, para nós e para o PAÍS.
2 - trabalhamos porque o trabalho enobrece o Homem (Ben Franklin)
3 - trabalhamos porque o PAÍS nos obriga a isso se desejarmos ter algum direito.
4 - trabalhamos porque queremos e o trabalho nos dá, DIRETAMENTE, o prazer que buscamos.
Acredito que o leitor vai escolher a ideia que mais lhe parece justa, mesmo que essa sua escolha não seja a realidade que lhe é apresentada. Mas qual é a finalidade desse texto? Acabar com o trabalho?
Não!
Mas, criar um ruido, interferir em sua aceitação pronta de que a finalidade do seu PAÍS é de gerar PIB. Fazer você lembrar que você é humano, com uma mente que criou o lazer, que trabalha não para dormir e trabalhar mais, você trabalha para obter aquilo que lhe dá prazer.
Esse texto serve para você lembrar, da próxima vez que ouvir esse tipo de notícia, que você não deve viver para gerar números que mal chegam no seu bolso. Esse texto serve para você lembrar que seu esforço tem que ser recompensado, na hora que sai do trabalho, na hora que acorda num feriado.
Serve para lembrar que seu trabalho, como a maioria, não é recompensada justamente pelo PAÍS que lucra ou perde com o feriado. Pois quando você sai do trabalho enfrenta um trânsito pontencializado pelo PAÍS  que não usa esse PIB para melhorar a vida da GENTE (E isso, é só um exemplo).