terça-feira, 5 de abril de 2016

Capitalismo, resumo e atividade com música

Working Class Hero

As soon as you're born they make you feel small
By giving you no time instead of it all
Till the pain is so big you feel nothing at all
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be

They hurt you at home and they hit you at school
They hate you if you're clever and they despise a fool
Till you're so fucking crazy you can't follow their rules
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be

When they've tortured and scared you for twenty odd years
Then they expect you to pick a career
When you can't really function, you're so full of fear
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be

Keep you doped with religion and sex and TV
And you think you're so clever and classless and free
But you're still f… peasants as far as I can see
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be

There's room at the top they are telling you still
But first you must learn how to smile as you kill
If you want to be like the folks on the hill
A working class hero is something to be
A working class hero is something to be

If you want to be a hero, well just follow me
If you want to be a hero, well just follow me
Herói da Classe Trabalhadora

Logo que você nasce, fazem você se sentir pequeno
Não lhe dando coisa alguma, nem sequer tempo
Até que a dor é tão grande, você não sente mais nada
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Magoam você em casa e te batem na escola
Eles te odeiam se você é esperto, desprezam se é tolo.
Até você ficar tão louco e não consiga seguir as regras deles
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Após te torturarem e assustarem por vinte poucos anos,
Então esperam que você escolha uma carreira,
Quando vc não consegue mais fazer, está cheio de medo.
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Mantendo você dopado com religião, sexo e TV
Você pensa que você é tão esperto, sem classe e livre
Mas você é apenas um plebeu f... até onde consigo ver.
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Há um lugar ao sol, eles continuam a te dizer
Mas antes você deve aprender como sorrir enquanto mata.
Se você quer ser como o povo do topo do monte
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Se quiser ser um herói, bem, apenas me siga
Se quiser ser um herói, bem, apenas me siga.

Resumo capitalismo
Sistema Econômico e social que se desenvolveu com o renascimento comercial da Baixa Idade Média.
Resume-se o capitalismo em 4 fases:

CAPITALISMO COMERCIAL (mercantilismo)
expansão marítima
acumulação prévia do capital
metalismo
colonialismo
escravização
protecionismo
formação do Estado nacional
Burocracia estatal
Nações dominantes: Portugal, Espanha, Holanda

CAPITALISMO INDUSTRIAL
revolução industrial (Inglaterra)
cercamentos
mão-de-obra urbana disponível 
Quebra do Antigo Sistema Colonial
Liberalismo Econômico de Adam Smith
Imperialismo (Congresso de Berlin)
2ª revolução industrial
Nações dominantes: Inglaterra, França, posteriormente, Alemanha, Prússia, Impário Habsburgo, Estados Unidos

CAPITALISMO FINANCEIRO
principalmente período entre guerras 1914-1939
monopólios
oligopólios
trusts
cartéis
NEP (URSS)
Crise de 1929
Ascensão de regimes totalitários
Keynesianismo
New Deal
Wellfare State
Nações dominantes: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha (década de 1930)

CAPITALISMO INFORMACIONAL
informatica (fim da segunda guerra)
Multinacionais
Plano Marshal
Guerra Fria
Neoliberalismo
Nações Dominantes: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, tigres asiáticos

Karl Marx buscou definir o que é o segredo do capitalismo, assim, o termo MAIS-VALIA sustem esse mistério.

MAIS-VALIA - "jornada de trabalho corresponde a uma remuneração, que permitirá o sustento do trabalhador. No entanto, o trabalhador produz um valor a mais do que recebe, e a quantidade de trabalho não-pago permanece em poder dos proprietários (capitalistas). Todo produto vendido tem um valor embutido, porém, esse valor não é repassado ao trabalhador, mas fica com o capitalista."
Siga a lógica:
Um capitalista que produz sapatos, contrata operários para sua fábrica, compra o material com o dinheiro acumulado pelos seus antepassados no período de ACUMULAÇÃO DE CAPITAL, digamos que ele gaste para isso R$ 10,00, o suficiente para produzir 100 sapatos.
O operário produz esses 100 sapatos em 10 horas de trabalho. E recebe ao final do dia R$ 100,00
Porém, ao final da produção o capitalista vede cada sapato a R$ 10,00. No lucro de um dia de produção, o capitalista obteve R$ 890,00; O que poucos conseguem perceber é que houve um nítido roubo feito. 
O capitalista roubou a força de trabalho do operário, quando, ao inventar um valor, ele recebe 90% da produção do operário sem ter feito esforço algum.
[Graças a isto, Marx combatia o direito a herança, sendo que a herança fora fruto de um período de roubo nas colônias com o uso de trabalho escravo]

Nesse sistema, o operário recebe um valor suficiente para comer e voltar a trabalhar em seguida. Para a classe operária, o modelo funcionava de tal forma que ele não conseguiria fazer o tal ACUMULO DE CAPITAL. Sendo sempre classe operária.

E o sistema é feito de tal forma que estabelece um modelo de confinação do operário em sua condição. São criadas estruturas que propaguem sobre o operário a ideia de que ele deve trabalhar, mirando-se no capitalista, pois pelo trabalho, que enobrece o homem, ele irá um dia melhor sua condição de vida. - Isso até pode ser observado hoje em dia, na evolução das gerações de operários, mas não graças ao sistema capitalista, e sim, às revoluções de movimentos operários, que organizados politicamente reivindicaram benefícios que antes não eram cogitados pelo sistema capitalista.

Após ouvirem a música, é importante que os alunos já tenham estudado os conceitos de classe que foram desenvolvidos após a revolução industrial.
Defina: Classe operária_______________________________________
 Resp. Grupo de pessoas que trabalha, principalmente na industria urbana, ou pode ser estendido para o camponês. Em geral, aqueles que são explorados quanto sua força de trabalho e recebem o salário. Não é necessário que o aluo desenvolva demais esse ponto.
Após ouvir a música, discuta com seus colegas sobre quem Lennon se refere que oprime esse membro da classe operária.
Não necessariamente uma pessoa, mas todo um conjunto formado por capitalistas urbanos ou rurais, aqui pode ser lembrado e depois melhor desenvolvido pelo professor, a mídia burguesa (ou comumente chamada Grande Mídia). Uma síntese do que Marx desenvolve como infraestrutura e superestrutura pode ajudar o aluno a perceber que não existe um homem, ou um grupo que oprime a classe operária, mas existe uma classe que coordena mesmo que inconscientemente, como uma entidade.  
Os alunos devem ser lembrados quanto ao tempo para discutir e produzir uma resposta escrita (tempo máximo de 10 minutos)
Analise as seguintes sentenças:
Eles te odeiam se você é esperto, desprezam se é tolo.
 O esperto questiona demais e não se encaixa, e o tolo não consegue realizar tarefas, ambos ficam a parte do sistema produtivo.
Então esperam que você escolha uma carreira,
Quando vc não consegue mais fazer, está cheio de medo.
 A escolha de uma carreira é condicionada apenas para aquilo que possibilite o desenvolvimento harmônico do sistema econômico, isso quer dizer, cada um deve buscar a carreira que concorde com sua condição social. Arriscar mudar deve ser inibido.
Mantendo você dopado com religião, sexo e TV
Você pensa que você é tão esperto, sem classe e livre
 O aspecto de alienação pode ser abordado nesse momento. A rapidez das informações para que o operário não pense, apenas reproduza. E o conceito de que não existe exploração, mas que vive-se num sistema econômico justo.
Há um lugar ao sol, eles continuam a te dizer
Mas antes você deve aprender como sorrir enquanto mata.
Se você quer ser como o povo do topo do monte
 Aqui desenvolve-se o conceito de meritocracia, acreditar que ele melhorara de vida é bom para o progresso da economia, mais trabalho, cada vez melhor. Há uma recompensa [em vida, ou pós a morte]. APRENDER COMO SORRIR ENQUANTO MATA - passar por cima, um aspecto da meritocracia, não levar em conta os fracos, deixar para trás não seria visto como desumano, mas como uma justa lição aos preguiçosos.
O que Lennon quer quando ele convida a classe operária para segui-lo se quiser ser um herói?
Ser despertado para uma realidade aparte do modo produtivo do capitalismo. O verdadeiro herói é que questiona e se faz diferente. No capitalismo, a repetição é a lei, produção em série, fazer diferente, para o capitalismo, é dar um passo para trás. 

Lennon convida para a classe operária fazer exatamente o oposto do que os opressores, a classe capitalista (burguesa) lhe direciona.