sexta-feira, 20 de março de 2015

O Egito de Katy Perry

Quando a gente pensa que pode deixar nossos alunos livres na Internet.... vem a doida da Katy Perry e enfia uns anacronismos (falta de ordem e coerência com os fatos históricos).
Pois é, preciso tirar Afrodite do Egito, urgente.
Katy Perry começa seu clip, Dark Horse, na cidade de Memphys, mas não no Tennessee (EUA). Contudo, de nada, ela pousando de faraona pede para ser feita de Afrodite. Mas espera um pouco aí! Afrodite é a deusa do amor na mitologia grega, e não no Egito.
Calma lá minha gente, a deusa egípcia do amor (fertilidade) é HATHOR. E Hator nem é cultuada em Memphys, mas em Tebas, há ela tem ligação com a figura da vaca, pois a vaca é um símbolo de mãe, fértil que amamenta. - Deixemos Afrodite na Grécia!!!
Agora, vamos dá um mérito a ela, quando ela usa Bastet, a deusa com cabeça de gato, parece que fez a lição de casa, pois é a deusa protetora, e no clique elas aparecem ao redor da faraôna como se a protegessem. Bastet também é simbolo da fecundidade, e É CULTUADA EM MEMPHYS!!!!
Mas logo ela dá um senso comum de novo. Aparece Anúbis, o Deus com cabeça de cachorro (???????), Cachorro não!!!!!!!! Cuidado gente, (não que a Katy fale isto, mas é bom esclarecer) cabeça de Chacal. Atenção ali não é cabeça de cachorro. Anúbis é o deus que prepara os mortos para a eternidade. E não tem muito sentido quando ele aparece.
Outro deus que fica deslocado é o Sobek, o deus que cria os deuses do Egito, o Deus do Nilo. E que pela sua cabeça de crocodilo... vira bolsa!!!!!!!!! Que ele fez para virar bolsa? Pouco ecológico e bastante capitalista heim Katy!!
Bem, há efeitos legais, e muita animação. Mas não há coerência, principalmente quando me aparecem os soldados smurfs. Não há grande coisa nisto, mas para não ficar no vácuo, o azul para o Egito Antigo representa o céu, ou o mar, ou ainda nas joias e aparatos pintados de lapis lazuli.
Soldadinhos de Azul??? Fica ao seu gosto.