terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Projeto sobre iluminuras medievais


Atividade:

Analisar e elaborar uma história sobre um episódio da Idade Média.

Passos:

1º Escolher entre os seguintes temas: Cavalaria / morte / normas de amor / vida religiosa

2º escolher uma das iluminuras

Textos:

Cavalaria:

“A glória dos soberanos consiste em orgulho e em empreender coisas muito perigosas; todos os poderes principais convergem num único ponto: orgulho” Chastellain

Le Jouvencel –

É coisa alegre a guerra...

Amamos nossos companheiros na guerra (...)

nos dispomos a morrer ou viver com eles e, por amor, não abandona-los.

Pensam que um homem que faz isso teme a morte? De modo nenhum. Na verdade ele não teme nada.”

 

Morte:

 “Convento em Avignon –

Já fui a mais bela das mulheres,

mas graças à morte fiquei assim.

Morava como queria, num grande palácio,

agora moro neste pequeno sarcófago.

Meu quarto era decorado com belos tapetes,

agora minha cova e rodeada por aranhas.”

 

“trabalhador que em preocupação e esforço

Todo o seu tempo viveste

Tens de morrer, isto é certo

Não adianta fugir ou resistir

Da morte tens que ficar contente

Pois te libertará da grande preocupação” (anônimo)

 

Amor

“Senhora minha, desde que vos vi,

lutei para ocultar esta paixão

que me tomou inteiro o coração;

mas não o posso mais e decidi

que saibam todos o meu grande amor,

a tristeza que tenho, a imensa dor

que sofro desde o dia em que vos vi.” (Afonso Fernandes)

 

3º Identificar nas gravuras os elementos medievais

Lembre de comentar os seguintes aspectos

Cavalaria – os textos apresentam a guerra e a morte como coisas positivas, ou honradas? Como você consegue perceber a religiosidade na cavalaria? Você acha a guerra honrada?

Morte – A morte e a beleza estabelecem um contraste ou uma semelhança? O que a morte traz de positivo para homem na visão cristã? Você acha que a morte é positiva?

Amor – Há como perceber paixão nas gravuras? A beleza física (estética) é enfatizada de alguma forma? Porque sim, ou porque não. O que você notou de semelhante com os tempos modernos?

4º Elabore uma história om base da gravura que escolheu. Pode ser uma história em quadrinhos, ou um texto em prosa.