quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Atividade de criação de um feudo e as relações feudo-vassalicas

Atividade para o 7º ano - Fundamental II
Tutorial
1 – Criar um feudo, desenho ou maquete. Abaixo segue o modelo de um feudo. Como sugestão, aqui seguem alguns elementos para o seu feudo: Castelo do senhor, castelos dos nobres cavaleiros, igreja (cemitério, casa paroquial, templo), casas de camponeses, terras para serem cultivadas ou para criação de animais (também chamadas de mansos ou glebas), bosque, rio, lago, ponte, e mais o que você pesquisar e entender que fazia parte da estrutura feudal da Idade Média.
http://socialesarcas2.blogspot.com.br/2014/10/el-feudo.html
2 – Crie uma história de como o feudo passou a ser organizado. Como o Senhor foi da Cidade para zona Rural. Como os camponeses foram se instalando, a importância da presença da Igreja.
3 – Nessa história você não deve esquecer que no feudo precisava realizar o contrato de vassalagem, feito entre o suserano e o vassalo (servo), diante de Deus (representado pela igreja), ambos se comprometiam em cumprir promessas que dependiam da necessidade de cada.
4 – Não esqueça que em geral, os plebeus, no rito feudal se comprometiam, basicamente, em pagar tributos ao senhor, ou senhores e à igreja. Os tributos eram: CORVÉIA – trabalhar nos campos pessoais do Senhor, ou nos reparos de pontes, cercas, etc. TALHA – repassar parte de sua produção ao senhor. BANALIDADE – pagar pelo uso de ferramentas, moinhos, pontes (pedágio) etc. MÃO-MORTA – quando o servo morria, seus filhos, para continuarem no feudo, pagavam um determinado tributo. DÍZIMO – 10% da produção que era passado à igreja. Os Senhores ou nobre se comprometiam em proteger seus servos. E a Igreja se comprometia em rezar pela paz e salvação.